![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2qpjjPLBKAuveeVw02-fkqc7Jk3qQ9FIarew9slZj1oyAlKS3NcFuUqPXP-g4kqU_e5HRc5mPkLaf5It9d0d1IioD809Dbep6MxoFKWORZJOnMQ-zaJMbwFaRd810lhEcmfh0p0LbkSQ/s320/sao_jeronimo.jpg)
CARTA DE JERONIMO AO PAPA DAMASO
Entre os textos da Bíblia em Hebraico e os textos da Bíblia em português existem tantas divergências e falta de fidelidade que recordamos aqui a carta que São Jerônimo escreveu ao Papa Damaso, sobre a tradução da Bíblia do Grego para o Latim, tradução que passou a se chamar “Vulgata”. Eis o conteúdo da carta :
ABRE ASPAS :
Da velha Obra me obrigais a fazer nova Obra. Quereis que, de alguma sorte, me coloque como árbitro entre os exemplares das Escrituras que estão dispersos por todo mundo, e, como diferem entre si, que eu distinga os que estão de acordo com o verdadeiro Texto Grego. É um piedoso trabalho, mas é também um perigoso arrojo, da parte de quem deve ser por todos julgado, julgar ele mesmo os outros, querer mudar a língua de um velho e conduzir à infância o mundo já envelhecido.
Qual, de fato, o sábio e mesmo o ignorante que, desde que tiver nas mãos um exemplar ( novo ), depois de o haver percorrido apenas uma vez, vendo que se acha em desacordo com o que está habituado a ler, não se ponha imediatamente a clamar que eu sou um “sacrílego”, um falsário, porque terei tido a audácia de acrescentar, substituir e corrigir alguma coisa nos antigos Livros ?
Um duplo motivo me consola dessa acusação : O primeiro é que Vós, que sois o Soberano Pontíficie, me ordenais que o faça ; O segundo é que a verdade não poderia existir em coisas que divergem, mesmo quando tivessem elas por si a aprovação dos maus.
E uma confissão precisa ser comentada? Principalmente quando logo depois dividiram Deus em 3 partes apesar das contradições do Credo e da ratificação do pecado original do orgulho em se declarar infalível acima de Deus e de jesus
ResponderExcluirSua postagem mostra um ardente desejo de vê a depuração da verdade bíblica. Gostaríamos que á Bíblia fosse a verdade absoluta, mas pelo conteúdo desta carta e outras mais contidas em alguns livros apócrifos, sabemos que a Bíblia foi construída segundo os interesses de uma religião e não para defesa da verdade. Todavia, YHWH zela pela sua palavra por isso o seu profeta escreveu que os sábios iriam de um lado para o outro em busca da verdade e o saber se multiplicaria. Você e mitos outros que se dispõe a pesquisar são elementos desse contexto. Obrigada pela postagem!
ResponderExcluirShalom
ResponderExcluir