A resposta é simples. Somos messiânicos porque cremos no Messias Yeshua HaMashiach - o Messias prometido pela Torah (ensinamento, instrução, vida, lei) e pelos profetas, para salvação de Israel e também dos gentios, como descreve o profeta Isaías:
Isáías 9: 1-7 - “Mas a terra que foi angustiada não será entenebrecida. Ele envileceu, nos primeiros tempos, a terra de Zebulom e a terra de Naftali; mas, nos últimos, a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios. O povo que andava em trevas viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra de morte resplandeceu a luz. Tu multiplicaste este povo e a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando se repartem os despojos. Porque tu quebraste o jugo que pesava sobre ele, a vara que lhe feria os ombros e o cetro do seu opressor, como no dia dos midianitas. Porque toda a armadura daqueles que pelejavam com ruído e as vestes que rolavam no sangue serão queimadas, servirão de pasto ao fogo. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Elohim Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do incremento deste principado e da paz, não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar em juízo e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Eterno dos Exércitos fará isto.”
Declaramos nossa fé no filho do Único Elohim, cremos no Messias que Elohim enviou ao mundo para a salvação do homem.
Atos 4: 10- 12 “...seja conhecido de vós todos e de todo o povo de Israel, que em nome de Yeshua HaMashiach o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Elohim ressuscitou dos mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”
O termo “messiânico” é derivado da palavra “messias”, por isso nos denominamos messiânicos, pois cremos no Messias prometido aos homens.
Por que judeus?
Precisamos entender dois antagonismos: judeus e gentios. A principal característica de um judeu (fundamentada no judaísmo) é crer em Um Único Elohim, no Elohim de Israel; para um judeu não existe outro Elohim, a não ser o Criador.
Yeshua declarou esta unicidade:
Mc 12: 29 – “E Yeshua respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve Israel, o Eterno nosso Elohim é o único . Para os judeus,Elohim confiou toda a sua Palavra para que eles fossem luz para o mundo.
Rm 3:1-2”Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de Elohim.” Israel possui a responsabilidade de levar os mandamentos de Elohim, ou seja, Elohim elevou seu povo para que eles fossem uma instrumentalidade Sua para toda humanidade. Existe aqui uma característica espiritual concedida pelo Criador - podemos dizer que Elohim concedeu a eles (aos judeus) está autoridade.
Jo 4: 22 - “Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.”
Ao contrário do judeu está o gentio. O termo gentio significa “aquele que professa a religião pagã, idólatra, bárbaro, que não tem conhecimento de Elohim”, ou seja, uma característica contrária a que citamos acima.
Isso é importante entender, porque quando passamos a crer em Yeshua HaMashiach deixamos para trás toda aquela velha “natureza gentílica” - II Co 5:17 “E, assim, se alguém está no Mashiach, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”, ou seja, passamos a fazer parte da comunidade espiritual - Ef 2: 11-13 - “Por isso lembrai-vos que outrora vós, gentios em carne, que sois chamados incircuncisão pelo que é chamado circuncisão em carne, feita por mãos, estáveis naquele tempo sem O Mashiach, alienados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Elohim no mundo. Mas agora no Mashiach Yeshua vós que antes estáveis longe, vos aproximastes pelo sangue do Mashiach”.
O apóstolo Paulo em suas cartas, por diversas vezes, disse que éramos gentios.
Cf. Ef 2: 11 - “Portanto, lembrai-vos de que vós, noutro tempo, éreis gentios na carne e chamados incircuncisão pelos que, na carne, se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;”
Cf. I Co 12: 2 - “Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.” Perceba que o verbo está no passado. Passamos, através de Yeshua, a crer em um único Elohim e a obedecer a Sua Torah - deixamos a natureza carnal (dos gentios) e passamos para a espiritual (dos judeus). Paulo define um judeu desta forma: “Não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra, e cujo louvor não provém dos homens, mas de Elohim.”
Concluo que somos judeus no interior, apesar de grande parte da nossa Congregação ser composta de ex-gentios. Somos Judeus Messiânicos porque cremos em Yeshua e através dele, hoje nos voltamos para o Único Elohim e sua Torah, segundo os ensinamentos judaicos. Esse é o papel do Messias, levar o povo de volta para Elohim.
Escrito por:Francisco Leonardo Cardoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário